O Médico Crente
(A ciência ou a Fé)
Autor: Júlio Pereira
- Dr. Isso foi Um milagre ?
- Não sei
- E agora foi um milagre ?
- Não sei
Vira e mexe sou surpreendido no consultório por essa pergunta. Talvez fosse mais fácil eu apenas dizer um sim. Na privacidade de um consultório podemos falar de forma íntima, sem medo de julgamento externo. - É sua experiência pessoal. Não sei definir o que é milagre para você.
É impossível não sentir o olhar de frustração do paciente ao responder assim. As vezes, achava que parecia fria minha resposta. Como posso ser cristão e responder assim? - Dr, o senhor acredita em Deus ?
- Sim
- O senhor acredita na ciência ?
- Sim
O meu trabalho é técnico. A fé na técnica ou técnica da fé? - Quando é cristão … é diferente ? Os resultados são melhores ?
- Não ! São igualzinhos!
Ser um médico com fé não te traz resultados diferentes. Às vezes, fico triste quando vejo agirem diferente … Quando prometem um desfecho diferente pela fé. Nós queremos ser especiais e somos. Ser especial é entender nosso funcionamento, entender que a mutação do DNA ? levou ao câncer. Entender as opções e agir. A ciência talvez seja a linguagem de Deus.
Eu fico triste quando prometem algo diferente. Fico triste quando vejo alguém frágil e prometem algo por que sabem que é isso que ela quer ouvir. Quando querem convencer alguém de um funcionamento molecular diferente só para ele.
O segredo da fé não é uma correção de DNA mutado não explicado pela ciência. O segredo é você ter sua crença em Deus ! Ter sua experiência pessoal. Entender que o mundo tem uma lógica de funcionamento, entender que somos seres biológicos e findos.
Sei que seria mais bonito e impactante eu relatar uma experiência mágica e inexplicável só minha na neurocirurgia. Só que a ciência é uma linguagem celestial que tenho que respeitar. Por mais que possa parecer estranho … Um dia todos nós adoeceremos, por um DNA mutado ou outra fatalidade mensurável.
- O senhor ora antes das cirurgias ?
- Oro antes, durante e depois.
- Eu não entendo o senhor então …
A ciência e a fé sempre me incomodam. É sempre desconfortante perceber nossa pequenez no mundo. A minha fé me mostra que sou um nada e a ciência reafirma isso.
- Agora, vou te encaminhar para o oncologista! É um dos melhores nessa sua doença!
- Muito obrigado dr Júlio! Ele é crente também ?
- Não. É ateu, uma pessoa fantástica! Competente e ótimo médico !
- O Sr hein… já gosta de provocar dr.
- Pois é .. até mando versículo bíblico para ele.
- Boa! Vou mandar tb então doutor !
E assim acaba mais um dia de consultório. Um dia normal, cheio de dúvidas, alegrias e tristezas. Sabendo que não tenho respostas para todas as minhas dúvidas científicas e teológicas mas sabendo que ser honesto e sincero é sempre o melhor! A fé e a ciência não toleram desonestidade. A ciência e Deus entendem que erramos mas temos que admitir nossos erros e corrigir.
“O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo. Será que existe alguma coisa de que a gente possa dizer: “Veja! Isto nunca aconteceu no mundo”? Não! Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos.” Eclesiastes? ?1:9-10? ?