Morte Encefálica e a importância da doação de órgãos (Rede Record)

Compartilhe ►

Nossa entrevista na Rede Record sobre Morte Encefálica e a importância do transplante de órgãos. Falo sobre como esses conceitos são relativamente novos e é sempre difícil para a família entender que alguém morreu mas continua com a maioria dos órgãos funcionando.

A morte encefálica, na natureza, segue imediatamente a morte cardiorespiratória mas com a evolução da medicina conseguimos manter uma pessoa respirando e órgãos funcionando apesar da morte encefálica. Apenas em 1968 foram publicados os critérios do Harvard Medical School ad hoc Committee to Examine the Definition of Brain Death, uma comissão criada com o objetivo de estabelecer o coma irreversível como um novo critério de morte. Hoje, para nós médicos, já é muito claro esses conceitos mas precisamos informar para que todos entendam e sofram menos num momento tão difícil e traumático que é a morte de um ente querido.
Leia a entrevista completa: https://noticias.r7.com/saude/sus-banca-96-dos-transplantes-de-orgaos-no-brasil-entenda-o-processo-27112019