Ser neurocirurgião é difícil ?

Compartilhe ►

Recebo várias perguntas no YouTube neurocirurgiabr sobre minha rotina e o stress de lidar com doenças graves. Perguntas como:

? Como você lida com pessoas com doenças tão graves? Isso não te deixa para baixo?

Como é seu dia? Muito estressante?

Meu dia-dia é lidar com pessoas angustiadas. Pessoas que se encontram doentes e/ou estão com familiares doentes. Nada tira mais nossa energia que isso. A sensação de impotência é muito grande. Na verdade, nunca parei para pensar demais sobre isso…. E nós, médicos, não conversamos muito sobre isso…. nem na faculdade e nem entre amigos médicos. Mas acho que tudo em minha vida encaminhou para lidar isso. A dor e o sofrimento das pessoas nunca é fácil de lidar. Como médicos, somos bombardeados diariamente e estamos lá para ajudar. Por mais que eu seja remunerado por “fazer cirurgia” ou “ tentar resolver” um problema de saúde … percebo no meu dia-dia a angústia do adoecer é o que mais consome as pessoas.

Não tenho resposta precisa e acho que nunca saberei o jeito perfeito de como devemos proceder…. Na minha vida só aprendi (empiricamente) que demonstrar afeto ou “amor cristão” pode ajudar muito as pessoas. Operar o cérebro ou medula de alguém não é fácil mas podem ter certeza que ajudar alguém na sua angústia é mais difícil. Olhe a seu redor e não perca a oportunidade de demonstrar amor por quem te cerca.