Quem são os melhores médicos do Brasil? (2019)

Compartilhe ►

Com frequência recebo uma ligação com essa vaga pergunta sobre várias especialidades médicas  … Quem é o melhor médico do Brasil ?

Geralmente quem faz essa pergunta quer saber quem seria o melhor numa área para poder levar seu familiar. O desespero, muitas vezes, de ouvir opniões divergentes faz com que os familiares buscarem “o melhor” para tirar as dúvidas e escolher qual caminho seguir.

Infelizmente essa  pergunta não tem uma resposta mas geralmente, quem pergunta, quer saber sua resposta subjetiva. A real pergunta seria: Quem você considera o melhor especialista (em determinada area)?

Normalmente, estamos com alguém desesperado do outro lado, querendo uma resposta simples para essa pergunta. Costumo responder sempre citando os profissionais daquela determinada área que conheço (no meu dia-dia). Essas são pessoas que lido e costumo conhecer bem. Logo depois, cito os profissionais mais reconhecidos no mercado, esses nem sempre são os que eu encaminho rotineiramente os meus pacientes ou lido no dia-dia, por diversos motivos como: não trabalham no mesmo local que eu, preço, pouca disponibilidade e etc …

A pergunta, mais comum, logo depois é: E se fosse seu parente? Quem você levaria? Respondo sempre de forma franca que considero o melhor aquele que conheço e já vi atuando em vários cenários.  Ser “o melhor” é muito subjetivo mas para mim o melhor sempre será aquele que lido no meu dia-dia e sei que posso contar em todas as horas.

PS: Nos EUA tem varias listas de “TOP Doctors”

download  Best-Doctors-Dr.-George-J-Hruza-St.-Louis-MO.jpg

Nos EUA, eles tem uma listagem e votam nos melhores médicos em cada área. Não sei se a metodologia é adequada mas costuma ser bem divulgada lá. No Brasil, é proibida qualquer ação ou votação nesse sentido. O CFM considera que essas votações não são válidas e não ajudam. Eu, particularmente, concordo com isso. Acredito que não temos como mensurar quem é o melhor no cuidado do paciente.