Quando consultar o neurocirurgião? (Neurocirurgia)

Compartilhe ►

Essa é uma pergunta muito comum que recebo no blog. Quase todos os dias alguém me pergunta isso no YouTube.

Colocando essa pergunta no Google vejo que outros colegas tentaram responder essa pergunta dando sintomas de doenças e as doenças que nós neurocirurgiões tratamos. Apesar, desse auxílio, eu não costumo sugerir a busca direto de um especialista. Na maioria das vezes, o generalista (médico da família) pode resolver de forma adequada o sintoma inicial e dar a orientação se necessita do especialista.

Por mais que parece óbvio que um especialista possa resolver uma determinada queixa, a realidade é diferente. A medicina baseada em evidências e outros dados epidemiológicos nos mostra que o acompanhamento regular com um generalista (Médico da família ou clínico geral) está relacionado a uma melhor sobrevida e melhor cuidado a saúde.

Todo paciente que atendo sabe que sempre pergunto: Quem é seu médico generalista ? Quem é seu médico de referência ?

Minha resposta para a pergunta do título desse post: Quando consultar o neurocirurgião? É quando seu médico generalista de referência encaminhar…

Não tente descobrir a sua doença através dos sintomas. Procure um médico generalista (médico da família ou clínico geral) e, quando encaminhado, procure o especialista.