Fim das Ligas Acadêmicas na UFBA?

Texto retirado do Facebook da LAN-FAMEB

https://www.facebook.com/100001926818396/posts/2120639284676945/

Infelizmente, recebemos nas últimas semanas uma série de determinações acerca do funcionamento das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina da Bahia e demais organizações estudantis. Tais determinações incluem a presença obrigatória de um docente para abertura das salas de aula à noite. No entanto, apesar dos nossos orientadores serem pessoas que nos auxiliam e nos orientam nas atividades da liga, para a maioria é inviável estar presente em todas sessões. Ademais, isso atrapalharia nossa própria automia nas construções e planejamento de sessões. Por isso, tal norma inviabiliza o funcionamento de muitas ligas acadêmicas da faculdade, assim como de outras organizações estudantis.

Limitar os espaços de convivência e de iniciativas de grupo dos alunos é uma perda inestimável tanto para nós (discentes) quanto para a FMB, que estará deixando de espalhar pelo país egressos que vão além da teoria, que se mobilizam, que entendem o conceito de proatividade, de trabalho em equipe, de pensamento coletivo, de solidariedade, e tudo mais que projetos como HAA, Atlética, PET, ligas e outros são capazes de promover. Inviabilizar a convivência dos discentes dessa forma, ou limitá-la à presença de docentes, é uma determinação burocrática desnecessária, inexistente em outras unidades da UFBA, e injustificável do ponto de vista do direito dos alunos ao espaço universitário.

neurocirurgiabr

Neurosurgery from Brazil.To provide neurosurgeouns with the most timely comprehensive and relevant clinical information to improve patient care; we offer a web site where patients can view our patient-level information for free

You may also like...

Leave a Reply

%d bloggers like this: