Minha história
Autor: Moises Braga
Meu nome é Moises Braga e fui convidado pelo Júlio para contar minha história.
Bem … tudo começou a muito tempo, a quase quarenta anos. Eu, filho de uma bordadeira e pai, caminhoneiro, tive uma infância pobre no interior de Minas Gerais. Comecei a trabalhar ao 12 anos na roça, aos 13 em uma oficina de moto e aos 16 anos fui estudar na capital , Belo Horizonte.
Em BH, iniciei a faculdade aos 19 e me formei com 25 e logo entrei na residência de neurocirurgia. Fui aprovado em 1o lugar na residência de 2004 em uma instituição reconhecida nacionalmente, a Santa Casa de Belo horizonte, um grande serviço de neurocirurgia vascular. Depois da residência, fiz mestrado na Faculdade de Medicina da USP e Fellowship na Pen Ten Clinic Philadelphia PE nos EUA. Hoje coordeno um serviço de urgências no Sudoeste de Goiás.
Na minha residência durou 5 anos; R1, muito trabalho, muito serviço, muitas cirurgias. Eu achava que era um vencedor, pobre em ascensão na vida, médico, neurocirurgião, residente brilhante e exemplar, operava maravilhosamente bem, vaidoso (como todo neurocirurgião) achava que estava no topo, mas a vida te mostra que seus valores não são nada… a vida, ainda na residência, levou minha mãe… e isso foi um grande baque. Depois a vida levou um filho… e depois a esposa se foi..
Quando entrei na residência, tinha esperança de me tornar um mestre na neurocirurgia, saber tudo de neuro porque o conhecimento me fascinava. Aprendi com meus preceptores, tive 6 preceptores e aprendi com eles :
1- O bom é inimigo do ótimo
2- Fofoca é um grande mal e falar mal de outro colega só te trará problemas
3- Dinheiro é bom mas é apenas dinheiro
4- Respeito a hierarquia é sempre necessário para manter a ordem
5- Nunca faça neurocirurgia por dinheiro mas por amor
6- A preguiça é o oposto de neurocirurgia, se você tem preguiça, não faça neurocirurgia
7- Você só vai aprender neurocirurgia na fadiga do seu residente mais velho
8- O seu residente mais velho é seu pai, irmão e amigo
Conclusão: Eu não aprendi absolutamente nada de neurocirurgia mas sim lições na vida como neurocirurgião. Neurocirurgia é um dom, ou você tem ou você não tem. Neurocirurgia é diferente das outras especialidades, é devoção. Eu faria tudo exatamente como fiz, o conselho que eu daria é : fazer por amor.
Dr. Moises Braga
Neurocirurgião e Diretor Medico do HURSO/Goiás
Facebook: https://www.facebook.com/moises.braga.7
Instagram: https://www.instagram.com/moizeusss/