Bloco Cirúrgico – Otimize seu tempo

Compartilhe ►

“A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo.”  Victor Hugo

Outro dia, um amigo meu me ligou perguntando se eu tinha largado a residência. Ele logo foi completando perguntando como você manda tanta coisa no BLOG e ainda faz residência.  Com essa pergunta passei a observar como as pessoas usam seu tempo ocioso no bloco cirúrgico e dividi em 5 tipos de pessoas. Veja quem você é.

1)   O reclamão

Passa o dia reclamando de todos ao seu lado. A circulante de sala é devagar. O anestesista é devagar, o cirurgião auxiliar é devagar. De maneira geral esse usa seu tempo ocioso no bloco para reclamar.

2)   O Comentarista Sócio-politico

Passa o dia comentando sobre os bastidores de Brasília, sobre as noticias que leu no jornal da manhã. Geralmente esse também gosta de reclamar da vida mas no âmbito da macro-politica.

3)    O Bonzinho

O Bonzinho passa o dia sorrindo e resolvendo os problemas do bloco cirúrgico. Os funcionários e colegas procuram para contar seus problemas de saúde e de seus familiares. Geralmente ele não reclama de nada e se a cirurgia atrasa ele sempre diz: “É assim mesmo. Essas coisas são imprevisíveis”

4)    O cientista

Passa o dia discutindo artigo cientifico e vias de acesso. Geralmente no tempo da indução anestésica ele passa explicando as vias de acesso possíveis, de preferência com referência bibliográfica. No intra-operatorio cita os maiores neurocirurgiões e suas técnicas. E no momento da extubação cita os trabalhos de follow-up da patologia em questão.

5)   O iCirurgião

Sempre tem um iphone, iPad, tablet ou smartphone móvel na mão. Ninguém sabe o que ele faz ou lê mas ele não reclama de nada e se distrai no tempo ocioso.