Neuroanatomia – por Dr. Stenio Holanda

Compartilhe ►

Livro: Neuroanatomia

Autor: Stenio Holanda

A ideia:

Atualmente, estamos assistindo a um desenvolvimento tecnológico acelerado em favorecimento às ferramentas utilizadas nas abordagens intracranianas. A neuronavegação, o mapeamento eletrofisiológico, a ressonância funcional, a tractografia, a ressonância intraoperatório todos são instrumentos essenciais que promovem uma maior segurança durante o procedimento neurocirúrgico. Porém, associada a esse progresso tecnológico imenso, percebe-se, na mesma proporção, um aumento do descaso do neurocirurgião com a neuroanatomia.

O nosso treinamento prático em neurocirurgia é vigoroso e necessita sempre do conhecimento teórico contínuo e atualizado.

Dessa forma, percebi a necessidade de criar um livro de questões e respostas, pois espero conseguir auxiliar os estudantes de medicina, médicos residentes e neurocirurgiões a fixar e sedimentar o conteúdo dos capítulos que estão descritos no trabalho original.

Espero ainda ajudá-los na preparação para as provas anuais e de títulos de especialista em neurocirurgia.

Além disso, o livro tem a função de roteiro de estudo, onde o leitor poderá ler todo o capítulo no texto original e depois realizar as questões, ajudando a memorizar o conteúdo através da repetição, essencial para o aprendizado da neuroanatomia.

O livro:

Constituído de capítulos, seguindo a divisão do livro original, realizo em média 30 a 40 questões de cada um deles, expondo imagens semelhantes do trabalho original e outras de minha autoria

As questões seguem a teoria que está descrita no livro original, inclusive ao final de cada questão é posto a página que foi retirada e onde o leitor poderá ler mais sobre o assunto, fazendo com que não se limite apenas as questões, e sim, vá buscar o conhecimento aprimorado na obra original.

O futuro:

Disseminar a importância do estudo da neuroanatomia para todos aqueles que buscam de forma enérgica o conhecimento.

Sobre o Autor:
 José Stênio de Almeida Holanda Filho
1.Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE), PB.
2.Residência médica em Neurocirurgia pelo Hospital do Mandaqui, São Paulo, SP.
3.Fellowship em Microcirurgia na equipe do Dr. Evandro de Oliveira no Hospital Beneficiência Portuguesa de São Paulo
4.Fellowship no centro de Neurorradiologia – Medimagem – Hospital Beneficiência Portuguesa de São Paulo
5.Fellowship em Neurocirurgia Funcional na equipe do Dr. José Oswaldo de Oliveira Junior no Hospital Ac Camargo, São Paulo
6.Membro da equipe de Neurointensivismo do Hospital Beneficiência Portuguesa de São Paulo
7.Membro e Neurocirurgião da equipe NeuroCenna do Hospital Beneficiência Portuguesa de São Paulo
8.Membro titular e efetivo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia
9.Membro titular da AOspine com aprovação no programa de Fellowship na Klinikum rechts der Isar, Technische Universität München, München, Germany
10.Aprovado no programa de Fellowship do Mcknight Brain Institute, University of Florida, sob supervisão do Dr. Albert L. Rhoton Jr
11.Aprovado no concurso Público da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil do Estado da Paraiba – na carreira de Médico Legista (2010).