Neurocirurgia: Como escolher sua Residência Médica ?

Compartilhe ►

Sem dúvida, na escolha profissional para o médico existem dois momentos cruciais. A escolha escolha da residência medica e a do seu local de trabalho após a formação. Neste texto iremos destacar a Escolha da Residência Medica – destacando Neurocirurgia.
Escolher a residência medica é um dos momentos cruciais do médico. A residência médica será sua principal carta de apresentação principalmente no inicio de carreira. Destacarei 5 passos para escolha da residência medica”
1- Escolhendo a Especialidade
Aproveite as oportunidades na Faculdade. Durante nossa formação acadêmica não nos damos conta como existem momentos importantes na nossa escolha profissional futura.
Tente ser um bom acadêmico, evitando a especialização precoce, mas não deixe de passar por setores que possam ser sua futura escolha profissional.
Os últimos 2 anos, o internato, é um momento essencial para isso. Tente fazer contato com profissionais da sua área de escolha. Conversar a respeito das suas opções e tente ouvir a sua experiência profissional.
2- Escolhendo onde fazer residência
Quando estamos fazendo as provas de residência nos preocupamos apenas em passar. Esquecemos que o mais importante: Onde passar ?
Sem dúvida onde você fez sua residência será mais importante do que se você passou na primeira tentativa na prova de residência.
Algumas dicas para escolher. Converse com especialistas e veja qual os serviços são referências na sua área. No caso de neurocirurgia, podemos ver os serviços que são cadastrados pelo MEC e pela SBN. Essa pode ser uma estratégia em outras áreas também. Lembre que em áreas de alta complexidade como Neurocirurgia caso você faça residência onde não tem todas as sub-áreas da Neurocirurgia, você fechará muitas portas. Não esqueça ONDE você fará sua residência será fundamental na sua carreira.
3- Quando fazer sua Residência
Todos nos deparamos com essa pergunta: Juntar um dinheiro por um ano ou entrar logo na residência? Temos contato com pessoas que fizeram as duas opções e com bons resultados. Algumas vezes sua realidade familiar o impede de ter tranqüilidade para estudar durante a residência sem ter que dar inúmeros plantões. Se este for seu caso, certamente 1 ano trabalhando e se capitalizando pode ser essencial.
4- Estudando para Provas de residência em Neurocirurgia
Por mais que pareça simples. Estudar não é apenas sentar com o livro e ler. A estratégia traçada para o estudo é essencial. Você deve conhecer os locais que pretende prestar provas, os prioritários e tentar das uma ênfase no modelo de prova adotado. Obvio que essa é uma forma para a etapa final da preparação. Principalmente na Neurocirurgia, onde geralmente são realizadas inúmeras provas pelo candidatos, devido ao pequeno numero de vagas por serviço.
Não tenho conhecimento técnico para descrever formas. (ou seja meu nível de Evidencia é Z e grau de recomendação 20) .
5- Estratégia para Provas de Residência
Não podemos fazer todas as provas. Afinal o dinheiro tem fim e o tempo também não permite. Sugiro que entre no site do MEC e SBN e selecione suas provas prioritárias. Aquelas que seria seu sonho passar e que acredite que está preparado. Apartir dai faça uma lista. Com essa lista tente priorizar e encaixar no seu calendário. Lembrando sempre de pesar o custo (financeiro e de tempo) para realização das Provas.
Essas são algumas dicas. Espero que seja proveitoso neste momento dificil de escolha profissional.
Júlio Leonardo Barbosa Pereira