Dicas para Planejamento – Planejamento Estratégico Situacional

Compartilhe ►

 

“Ganho liberdade à medida que penso e enumero possibilidades futuras, porque me liberto da cegueira ou da prisão de não saber que posso escolher ou, pelo menos, tentar escolher” Matus

 


Final de ano é sempre a mesma coisa. Planejamento para próximo ano. Por isso, resolvi escrever um pouco sobre o planejamento e a metodologia que gosto de utilizar para me planejar.

 

A palavra planejamento faz parte do nosso dia. É o planejamento da pesquisa, planejamento financeiro, planejamento da cirurgia mas algumas vezes esquecemos de planejar nossa vida.

 

Acredito que uma das coisas mais importante na nossa vida seja nos planejarmos. Olhando superficialmente parece que todos queremos as mesmas coisas, entretanto a realidade é muito diferente.

 

Precisamos tirar um tempo, parar e refletir sobre os nossos planos e realizar, de forma organizada, nosso planejamento. Tenho o costume de realizar meu planejamento e acredito que isto tem me ajudado muito.

 

O planejamento que gosto de utilizar é a metodologia de Carlos Matus (chileno), economista, um estudiososo do tema planejamento e grande marco teórico do planejamento estratégico situacional. Sobre planejamento ele definia:

 

 

“Se planejar é sinônimo de conduzir conscientemente, não existirá então alternativa ao planejamento. Ou planejamos ou somos escravos da circunstância. Negar o planejamento é negar a possibilidade de escolher o futuro, é aceitá-lo seja ele qual for.”(Matus, 1996:14)

 

O Planejamento Estratégico Situacional é a avaliação constante da realidade e a decisões, para verificar se os resultados produzidos convergem na direção dos resultados esperados.

 

Para saber mais sobre a metodologia e como fazer. Sugiro:

 
http://www.espacoacademico.com.br/032/32ctoni.htm

http://www.iteia.org.br/exercendo-a-arte-de-planejar-atraves-do-planejamento-estrategico-situacional

 

Feliz Ano novo

 

Júlio Leonardo Barbosa Pereira