Dez dicas para Publicar artigos científicos durante a residência medica.

“uma grande jornada começa com o primeiro passo.” Lao Tsé

Ninguém questiona a importância da produção científica durante sua formação acadêmica, em especial durante a residência médica. O grande problema é conciliar tal atividade com a sua formação assistencial, principalmente nas áreas cirúrgicas. Percebemos, no entanto, que a produção científica vem ganhando relevância. De um modo geral o médico acaba sendo reconhecido pela sua produção científica e, não raramente, isso é super-valorizado.

Dentro deste contexto resolvi fazer 10 dicas para otimizar sua produção científica:

1- Veja criticamente a sua realidade de atendimento.
Não se limite ao atendimento no seu dia-dia; nossa “rotina” está cheia de condutas controversas. Tente estudar os casos revisando a literatura e basear sua conduta nas melhores evidências.

2- Realize leituras periódicas de revistas científicas.
A leitura crítica de artigos científicos garantirá a você o know-how para realizar trabalhos científicos com boa fundamentação teórica. Crie estratégias como: Organizandos seus artigos e Neurosurgery Facebook Page.

3- Identifique a “vocação” do seu serviço.
Existem serviços de referências em diversas áreas e você precisa identificar qual a área que seu serviço se destaca. Isso ajudará você fazer trabalhos com temas relevantes e significativos.

4- Seja pró-ativo
Não espere que alguém tenha uma idéia e o chame para ajudar. Tome a iniciativa realizando assim a escrita e o planejamento do trabalho.

5- Esteja atento a seu insight
Esse momento não tem segredo. Esteja com a mente aberta e ao ter uma ideia de trabalho científico, revise o tema e discuta-o com colegas.

6- Planeje sua pesquisa
Talvez seja esta a etapa em que muitas pesquisas acabam! Não deixe de escrever um projeto de pesquisa. Esse sem dúvida é o momento que sua pesquisa ganhará corpo. Siga todas as etapas (revisão bibliográfica, metodologia, cronograma, orçamento, etc.).

7- Crie grupos de pesquisa

Identifique e se organize com outros colegas ou preceptores que se interessem por pesquisa.

8- Trabalhe com acadêmicos
Procure e convide acadêmicos interessados em pesquisa. Os acadêmicos são uma boa ajuda para viabilizar a realização de sua pesquisa. Lembre-se: o acadêmico não é apenas um coletor de dados, ele é um pesquisador, como qualquer outro membro de sua equipe.

9- Participe de eventos científicos
Troque experiências durante os congressos. Deixe de pensar que os congressos são apenas momentos de ver e ouvir trabalhos de outros. Envie seus trabalhos. Acompanhe os congressos de forma crítica!

10- Não tenha medo – se arrisque
Não é incomum pegarmos um trabalho e criticarmos. Mas não ter produção científica é pior ainda. Arrisque, perca o medo de se expor. Organize-se e inicie seu projeto. Com certeza você começará com um trabalho simples, mas será o SEU trabalho e será o primeiro de muitos.

Júlio Leonardo Barbosa Pereira
Blog Neuro-oncologia
Blog Neurocirurgia Brasil

3 thoughts on “Dez dicas para Publicar artigos científicos durante a residência medica.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s