Paciente bem informado. E agora, Doutor ?

Compartilhe ►

“A nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas informação nas mãos de muitos.” John Lennon

Cada vez mais os paciente tem acesso a informação médica. Não se tem dúvida que isto é algo muito positivo. O conhecimento deve ser difundido. Entretanto os médicos estão pouco preparados para isto. Existe um excelente entrevista no Jornal do Cremesp com Dra. Wilma sobre o tema que reafirma isto.

É difícil encontrarmos material para leitura sobre o tema. Talvez tenhamos que aprender um pouco de pedagogia. Com o objetivo de melhorar essa relação, costumo seguir 5 dicas para melhorar essa relação.

1)   Seja Pró-ativo

Uma estratégia que gosto de usar é estimular o paciente a buscar informações na internet. Por mais que existam informações equivocadas na internet, existem ótimas fontes. Pergunte e estimule seu paciente a fazer isso.

2)   Discuta as Dúvidas

Todos nós sabemos que não existe uma verdade única na medicina. Certamente por mais que não verbalize seu paciente e familiares tem várias. Seja específico e pergunte isso.

3)   Disponha de fontes confiáveis

Como sabemos que na internet existem diversas fontes não confiáveis. Disponha de fontes confiáveis e ofereça ao seu paciente. Costumo dizer dois ou três sites sobre algumas doenças e estimulo que ele leia.  Caso o paciente ou familiares dominem o inglês ficará mais fácil.  Sugiro UpToDate For Patient e o Medlineplus for Patient

4)   Não seja onipotente

Estamos cansados de ver debates e discussões em congresso. Mas quando somos questionados por um paciente não é incomum se sentir ofendido. Precisamos mudar essa cultura. A dúvida é própria da natureza humana. Costumo argumentar o motivo porque não concordo com certa informação ou opção terapêutica com bastante naturalidade. Não podemos esquecer que o paciente deve participar do seu tratamento.

5)   Esteja disposto a aprender

Será possível aprender com um paciente sobre uma doença? CLARO ! Parece algo obvio mas se você não estiver disposto a isso deixará de aprender muito.

Júlio Leonardo Barbosa Pereira